10 palavras que melhor identificam o projecto:
Inovação, determinação, ambição, sustentabilidade, energia, resíduos, pilha microbiana,hidrogénio, biotecnologia, electricidade.
Síntese do projecto:
Estudar e entender o funcionamento de uma pilha microbiana;
Vantagens e desvantagens do seu uso;
A sua constituição;
Entidades envolvidas neste projecto em Portugal;
Aspirações portuguesas neste campo.
Tema/Problema a investigar:
Quais as vantagens e desvantagens do uso da pilha microbiana?
Como se constrói e monta uma pilha microbiana?
Qual é a sua utilidade prática?
Com que instituições nos podemos associar?
Objectivos a atingir:
Angariar fundos para financiar o produto final;
Contactar com pessoas envolvidas no ramo;
Conseguir parcerias com entidades superiores;
Conhecer e dar a conhecer o tema;
Sensibilizar as pessoas para as novas energias e tecnologias.
Produtos a realizar:
Criação de um blogue com todas as etapas do nosso trabalho;
Construção de uma pilha microbiana, ligada a um painel didáctico, a uma calculadora, a um telemóvel, a um brinquedo electrónico ou a outra possibilidade (por explorar), cujos esboços começaram a ser feitos ainda com total desconhecimento quanto ao aspecto estético desta pilha (ver imagens);
Elaboração de um portefólio;
Caso haja oportunidade, realização de uma visita de estudo a universidades que tratem este tema.
Recursos necessários na escola:
Computadores (Internet);
Material laboratorial de Física e Química (a especificar de acordo com o que a pesquisa nos revelar);
Apoio monetário (?), por exemplo, da direcção.
Recursos necessários fora da escola:
Parcerias com universidades/outras instituições que trabalhem no campo (possibilidades em vista: universidades de Aveiro, Coimbra, Minho e Setúbal) ou com o projecto quark;
Material de laboratório cedido pelas parcerias ou por empresas de venda de material eléctrico/de laboratório.
Actividades previstas nas aulas:
Pesquisa na Internet sobre o que é uma pilha microbiana, em que consiste, como funciona, que reacções envolve, quais são os seus constituintes, que aplicações tem/pode ter;
Pesquisa sobre as entidades envolvidas;
Contacto com as entidades envolvidas para que nos forneçam dados;
Entrevistas.
Actividades previstas fora das aulas:
Investigação no Instituto Politécnico e Biblioteca Municipal;
Entrevistas;
Visita às universidades/laboratórios (2.º Período);
Ver uma pilha microbiana (2.º Período).
Organização do trabalho de grupo (divisão de tarefas):
1-Recolha (máxima) de informação - websites, revistas, livros,...
2- Trabalho da informação recolhida - divisão em subtemas e atribuição a elementos diferentes do grupo;
3- (a destinar)
Processo de avaliação do projecto:
Blogue;
Portefólio;
Construção final (pilha microbiana).